Thursday, June 17, 2010

MARCHESA LUISA CASATI " Self made Work of Art or unbalaced and macabre 'monument' of egocentrism, narcisism and decadence" ?

'Née' Luisa Amman em 1881, ela casa com Camillo Casati aristocrata Milanês, juntando assim à sua fabulosa herança pessoal, o titulo de marchesa.
Mas, estas circunstâncias privilegiadas, não lhe proporcionavam o suficiente estimulo para se transformar na sua verdadeira ambição: "I want to become a living work of art"
Esta metamorfose só é possível através do encontro com o mítico Gabrielle D'Anunzio ... que encontra nela a musa ideal ...
A partir daí, Luisa rencontra-se 'prisioneira' ou possessa de um turbilhão egocêntrico de culto permanente e narcisista do excêntrico e exótico ... a todo o custo ...
A 'todo o custo' será o termo apropriado, pois o seu culto do 'outrageous' em toda a linha acabou não só com a sua fabulosa fortuna pessoal mas deixou-lhe dívidas de 25 milhões de dólares, o que a obrigaram a uma fuga aos credores para Inglaterra ... onde permaneceu até à sua morte em 1957 ...
Os detalhes do seu estilo pessoal são legenda ... animais vivos com "trelas" de diamantes ... animais mortos embalsamados ... criados vestidos apenas com folhas douradas e manequins de cera como décor ... figura esquálida, acentuadamente e artificialmente pálida cultivando o macabro, olhos verdes enormes emoldurados a carvão em contraste com cabelos vermelhos, indumentárias totalmente negras de veludo, lábios vermelho-rubro .... etc.,
Casas e festas a condizer ... "le Palais Rose" em Paris, a famosa Villa San Michele do Sueco Munthe que a tinha concebido em Capri como décor sublime para as suas colecções da Antiguidade Clássica ...( local que eu vou ilustrar no 'post' seguinte )
Munthe alugou a Villa a Luisa Casati (1912-1927) e viu-se envolvido num processo extenuante de contencioso jurídico com a Marchesa, devido à sua falta de pagamento das rendas por periodos alternados e às modificações absolutamente teatrais do "décor" da Villa.
Mas a marchesa estabeleceu contacto e manteve relações com todo o "mundo" artístico da sua época e foi pintada por diversos pintores famosos ... a última imagem representa a urna que marca a sua campa.




















Gabrielle D'Anunzio
























































No comments:

Post a Comment